Assis Chateaubriand, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Esportes

18/09/2021

2ª etapa do Paranaense de Handebol acontece fim de semana com confrontos da categoria adulto

2ª etapa do Paranaense de Handebol acontece fim de semana com confrontos da categoria adulto

A Liga de Handebol do Paraná realiza, neste fim de semana, a 2ª etapa classificatória do Campeonato Paranaense de Handebol, com confrontos apenas na categoria adulto.

Palco de grandes eventos esportivos em Dois Vizinhos, o ginásio de esportes Teodorico Guimarães recebe as disputas do grupo Oeste/Sul da Chave Ouro. Simultaneamente, em Laranjeiras do Sul, os ginásios de esportes Alessandro Bovino e Dr. Valmir Gomes da Rocha (Laranjão) recepcionam as equipes do grupo Oeste/Sul da Chave Prata e da Chave Bronze; enquanto no ginásio de esportes Saul J. Soletti (Solettão), em Terra Rica, terão partidas do grupo Norte nas divisões intermediária e de acesso. A 3ª rodada terá início a partir das 14 horas deste sábado (18). Para conferir a programação completa da competição acesse o site www.paranahandebol.com.br.

Como medida de precaução e proteção de todos os participantes, as partidas da 2ª etapa para as equipes da Chave Ouro, Chave Prata e Chave Bronze do grupo Norte, que aconteceriam em Maringá, foram suspensas por prazo indeterminado, uma vez que, após o término da rodada de abertura, alguns atletas apresentaram sintomas da Covid-19. Nova programação com data, horário e local dos jogos será definida posteriormente.

Transmissão ao vivo

Para que os torcedores da modalidade possam acompanhar um pouco da retomada das competições realizadas pela LHPr, serão transmitidas pela página oficial do Facebook e pelo canal do YouTube da Paraná Handebol, neste sábado (18), duas partidas da divisão de elite do Estado.

A transmissão com narração de Edilson José e reportagem de Tom Martins começa às 18 horas com o confronto masculino entre a Prefeitura de Dois Vizinhos e ACH/Lanalli/O2 Saúde/Cascavel, e segue às 20 horas com a disputa masculina entre AhandFoz/Smel/Foz do Iguaçu e AHSI/Saudade do Iguaçu.

Classificação parcial

Após a 1ª etapa classificatória, as atuais vice-campeãs da Chave Ouro da FAG/Cascavel/Bearskin Crossfit assumiram o topo da tabela com dois pontos, logo atrás estão as meninas da Prefeitura de Francisco Beltrão, que acumulam uma vitória e uma derrota no Estadual, e a 3ª posição é ocupada pelo elenco da Prefeitura de Toledo/ATH, que ainda não pontuou. Já as detentoras do título em 2019, quando a última edição da competição foi realizada, Unicesumar/Imobiliária Paiaguás/Top Mate Restaurante/Maringá, além de Handebol Sarandi/Sejuv/ASH ainda não estrearam na disputa, porque na etapa de abertura estavam em quadra pela Liga Nacional.

No masculino, os times foram divididos por regiões em dois grupos. Pela chave Norte, o time da Unicesumar/Imobiliária Paiaguás/Top Mate Restaurante/Maringá mostrou que está determinado a manter o título em seus domínios, fechando a primeira etapa classificatória com 100% de aproveitamento. Na 2ª colocação figura Fecam/AhandCam/Campo Mourão, com a mesma pontuação, porém com saldo menor de gols, em 3º lugar está Prefeitura de Colorado e logo após Petroalcool/Psicultura Água Santa/Floraí, ambos amargam duas derrotas no campeonato.

De outro lado, o selecionado da Prefeitura de Dois Vizinhos, que há dois anos terminou o Estadual na 6ª posição, começou sua campanha com o melhor aproveitamento em quadra, vencendo suas duas partidas, resultado que colocou o elenco em 1º lugar da chave Oeste/Sul. Com um jogo a menos, ACH/Lanalli/O2 Saúde/Cascavel vem logo atrás com 2 pontos, seguido de EPH Curitiba (2), AhandFoz/Smel/Foz do Iguaçu (0) e AHSI/Saudade do Iguaçu (0).

Chave Prata

No torneio da Chave Prata, o selecionado feminino de Jardim Alegre/AFHJA estreou com vitória, campanha que deixou o time em 1º lugar na tabela classificatória, seguido de Pato Handebol, que também somou 2 pontos, mas tem saldo menor de gols; e Mandaguaçu, que perdeu seus dois confrontos na 1ª etapa. A campeã será conhecida neste fim de semana, quando as equipes voltam a se encontrar em Laranjeiras do Sul.

Pelo naipe masculino, o sistema de disputa também acontece por região. Com uma trajetória impecável na etapa de abertura, a seleção da Prefeitura de Mandaguaçu lidera a chave Norte com quatro pontos, seguido da Prefeitura de Candói (3), Jussara Handebol (1) e da Prefeitura de Mariluz (0).

Enquanto na chave Oeste/Sul, HCC/Handebol Corbélia segue invicta na competição com quatro pontos. Em 2º lugar aparece Prefeitura de Quedas do Iguaçu (2), acompanhado de ACH/Secretaria de Esportes/Assis Chateaubriand (2) em 3º e de Pato Handebol (0) na 4ª colocação.

Chave Bronze

A seleção feminina Londrina/FEL/Oguido Dojo encerrou a 1ª etapa da divisão de acesso com uma campanha vitoriosa, que colocou a equipe como líder do grupo, tendo na cola outra forte candidata ao topo do pódio, Smel/Santa Helena Handebol, que também venceu seus dois confrontos, mas ficou com saldo de gols inferior ao das londrinenses. Na parte de baixo da tabela está Alpha/Handebol Laranjeiras e AGH/Guarapuava, que ainda não pontuaram no torneio.

Com disputas bem equilibradas no naipe masculino, a Prefeitura de Ribeirão do Pinhal despontou como cabeça de chave do grupo Norte, assegurando saldo positivo nos dois jogos disputados. Na sequência, aparece AHP/Apucarana (2), Prefeitura de Terra Rica (2) e Prefeitura de Arapongas/Semesp (0).

Pela chave Oeste/Sul, o time da Prefeitura de Toledo/ATH reinou absoluto, acumulando duas vitórias em duas partidas, resultado que assegurou os primeiros quatro pontos da fase classificatória e a liderança do grupo. Na 2ª posição está Smel/Santa Helena Handebol (2), na 3ª colocação figura Alpha/Handebol Laranjeiras (2) e em 4º lugar ficou Prefeitura de Pitanga (0), que está retornando após anos fora do cenário estadual.

Categoria Junior

O time masculino sub-21 da Unicesumar/Imobiliária Paiaguás/Top Mate Restaurante/Maringá despontou como cabeça de chave ao ganhar seus dois compromissos e somar quatro pontos na tabela de classificação. Na sequência está a Prefeitura de Paranavaí, com dois pontos; seguida de Handebol Londrina/IHB e Prefeitura de Mandaguaçu, que ainda não pontuaram.

As equipes voltam a se encontrar entre os dias 02 e 03 de outubro, em Paranavaí, quando será realizada a 2ª etapa. Na mesma data, as seleções femininas sub-20 da Unicesumar/Imobiliária Paiaguás/Top Mate Restaurante/Maringá e Handebol Sarandi/Sejuv/ASH se enfrentam pelo sistema melhor de três jogos em busca do título estadual. 

Retomada

Após 16 meses de paralisação do calendário esportivo em decorrência da pandemia da Covid-19, o retorno às competições foi marcado por um misto de emoções e sensações que até então ainda não havia sido vivenciado por dirigentes e atletas. O coordenador técnico da LHPr, Gentil Soares de Lima, detalhou a importância da retomada da modalidade: “Já passei por praticamente todas as funções dentro do campo esportivo - da quadra à gestão - muitas e muitas emoções e sensações eu vivi, mas nada se compara ao sábado, dia 04 de setembro de 2021 - dia do reencontro e de ouvir as histórias vividas na pandemia. Nossa distância não foi em vão, foi um ato de amor ao próximo e à vida, e nosso retorno um ato de amor ao handebol”, destacou.

Enfatizando: “Um ato que deve garantir que tudo volte ao normal, que a comunidade do handebol volte a sorrir e que possamos, mais do que nunca, sentir a importância de todos que fazem esta modalidade acontecer. Foi muito bom ver os atletas disputando palmo a palmo a posse da bola, vibrando ao fazerem um gol e do goleiro esfuziante diante de uma defesa. Nosso muito obrigado aos diversos colaboradores que contribuíram para tudo isso estar de volta”.

Realização

A 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Handebol Adulto – Chave Ouro, Chave Prata e Chave Bronze conta com o apoio da Prefeitura de Dois Vizinhos, da Prefeitura de Laranjeiras do Sul, da Prefeitura de Terra Rica, da Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH), da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), do BIG 1,99, da Kempa e da Trans Scalcon, e com o patrocínio do Supermercado Allmayer, da Copel e do Governo do Paraná.

 

PUBLICIDADE

Fonte: ASSIS CHATEAUBRIAND | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal