Assis Chateaubriand, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

11/05/2022 | Concebido por Goioerê

Secretário da Agricultura apresenta cenário do futuro para jovens agricultores da Expoingá

Secretário da Agricultura apresenta cenário do futuro para jovens agricultores da Expoingá

Em evento na 48ª Expoingá, Norberto Ortigara conversou com jovens agricultores reunidos pelo Sistema Faep/Senar-PR e reforçou necessidade de conhecimento sobre o negócio para o Brasil ser o grande abastecedor do mundo.

Estudar, aprender, praticar conhecimento e usar tecnologia para ter um agro cada vez mais produtivo, capaz de fazer mais com menos. A mensagem foi transmitida na noite desta terça-feira (10) pelo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a um grupo de jovens agricultores reunidos na 48ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá). O evento foi organizado pelo Sistema Faep/Senar-PR e pelo Sindicato Rural de Maringá.

“Estudem, se aperfeiçoem, compreendam o mundo que está mudando rapidamente para melhor, é um mundo em transformação”, afirmou Ortigara. Ele descreveu as várias etapas pela qual a agricultura passou, do trabalho braçal para a mecanização e, posteriormente, para o domínio da genética e de materiais mais produtivos, que chegaram junto com a fertilização e controle de pragas com moléculas.

Segundo Ortigara, atualmente o setor agro vive quatro movimentos importantes. O primeiro é a nova genética, a genômica, que possibilita adiantar processos que demorariam muito mais tempo para serem levados ao campo. A segunda perna tem a ver com bioinsumos. “Mais fungos, bactérias, insetos encapsulados para combater pragas e doenças, para não ter de descarregar tanta molécula química”, exemplificou.

Na Expoingá, governador destaca ações do Estado para consolidar a industrialização do campo

O terceiro movimento é representado pela nova mecanização, com máquinas autônomas, plataformas autônomas e drones espalhados pelos campos. A quarta engloba os avanços digitais, com o GPS comandando processo, com a Internet das Coisas, algoritmos, robôs nos escritórios e no campo para ajudar a decidir as formas de produção em tempo real. “Tudo isso vai chegar no campo, o que permite que a gente sonhe em ser o grande abastecedor do mundo”, disse o secretário.

Ele reforçou que o agro é o setor que mais apresenta capacidade competitiva para o Brasil no mundo. “O nosso negócio é agro, e para ser agro tem de ser bom”, afirmou aos jovens. “O mundo vai crescer e vai precisar de alimento e de fibras, eles podem sair de qualquer lugar, mas se formos inteligentes vai sair daqui”.

Estado investe R$ 304 milhões na pavimentação de 1.000 km de estradas rurais em três anos

Segundo o secretário, o mais importante para estar presente no mercado é estudar. “Hoje é imperativo conhecer, dominar, ficar atento aos movimentos, pois esse é o mundo das novas gerações”, acrescentou.

Ortigara comentou que o Brasil é um dos cinco maiores países nas quarenta maiores cadeias do agro do mundo. A perspectiva futura é ainda maior. Na última safra, com todas as perdas provocadas pela estiagem, foram colhidos 270 milhões de grãos. De acordo com o secretário, daqui a nove safras serão, no mínimo, 350 a 380 milhões de toneladas. Em proteína animal, o Brasil produziu 27 milhões de toneladas, com expectativa de chegar a 34 ou 35 milhões em nove anos, o que vai demandar muito mais produção de soja e milho para alimentar o sistema.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal