Assis Chateaubriand, sábado, 27 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Assis Chateaubriand

17/11/2017

Guia Exame reconhece boas práticas do Grupo Cataratas

Guia Exame reconhece boas práticas do Grupo Cataratas

O Grupo Cataratas, principal concessionária de serviços de turismo sustentável no Brasil, recebeu mais um importante reconhecimento, que reafirma a contribuição da empresa com a sustentabilidade no país. O Guia Exame Sustentabilidade 2017 avaliou a companhia por meio de diversos indicadores, condutas, critérios e práticas. A empresa, como os demais participantes, recebeu uma avaliação que indica o seu desempenho em dez áreas-chaves na sociedade.

Guia EXAME de Sustentabilidade - É o mais abrangente levantamento de sustentabilidade corporativa do país. O GUIA reúne exemplos inspiradores, empresas-modelo e destaca as companhias com as melhores práticas em 10 categorias, são elas:  Direitos Humanos; Relação com a Comunidade; Relação com Clientes; Gestão de Fornecedores; Gestão de Água; Gestão da Biodiversidade; Gestão de Resíduo; Governança de Sustentabilidade; Mudanças Climáticas; e Ética e Transparência.   

Confira o texto da reportagem do Guia Exame 2017.

"O turismo se torna um aliado da biodiversidade"

Grupo Cataratas e Grupo Rio Quente viram referência com soluções sustentáveis para problemas reais

Os parques nacionais do Iguaçu, no Paraná, da Tijuca, no Rio de Janeiro, e de Fernando de Noronha, em Pernambuco, recebem 3,5 milhões de visitantes por ano. Os três parques são administrados pelo Grupo Cataratas, pioneiro na assinatura de contratos com o Estado para oferecer ao público experiências ligadas à natureza. O acordo com o poder público prevê a exploração de certas atividades econômicas nos parques, como a cobrança de ingressos e a venda de souvenires, em troca da administração das áreas.

Na prática, a concessionária absorve os gastos que seriam de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela gestão dos parques nacionais. "Aliviamos o caixa do governo para que o órgão se dedique à sua função principal, que é proteger a natureza", diz Bruno Marques de Oliveira, presidente do Grupo Cataratas.

No Parque Nacional do Iguaçu, uma unidade de conservação com 185 000 hectares (maior do que a cidade de São Paulo, que tem 152 000 hectares), o limite de atuação do Cataratas, definido no contrato de concessão, não passa de 3% da área total. Além de controlar os serviços de bilheteria, o Cataratas realiza o atendimento aos visitantes oferecendo transporte interno, estacionamento, ambulatório e restaurante. É responsável também pela limpeza das áreas de visitação e pela gestão dos impactos causados pela presença do público. A ideia básica é tornar a experiência com a biodiversidade uma atividade lúdica, transformando visitantes e comunidade em aliados na conservação da biodiversidade.

"A regularização da atividade em áreas protegidas contribui para a preservação da fauna e da flora locais", afirma Marques de Oliveira. Como exemplo, ele cita o crescimento da população de onças-pintadas, espécie que está na lista de animais ameaçados de extinção. Em relação a 2014, houve um aumento de quase 40% no número desses animais no Parque Nacional do Iguaçu.

Outro aspecto positivo das concessões está nas receitas geradas pelo turismo para o município em que o parque está sediado e para as cidades no entorno. Um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro estima que o impacto do Parque do Iguaçu na economia local é superior a 40 milhões de reais por ano. "Nossas compras são regionais e vêm de 500 microempresas no entorno do parque", diz Fernando Henrique de Sousa, diretor de sustentabilidade do Cataratas. "Compramos de tudo: das lâmpadas à alimentação vendida aos turistas."

 

PUBLICIDADE

Fonte: ASSIS CHATEAUBRIAND | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Guia Exame reconhece boas práticas do Grupo Cataratas
Guia Exame reconhece boas práticas do Grupo Cataratas
Guia Exame reconhece boas práticas do Grupo Cataratas
Guia Exame reconhece boas práticas do Grupo Cataratas

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal