Assis Chateaubriand, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Assis Chateaubriand

05/09/2018

Ensino Fundamental/Anos Iniciais de Assis Chateaubriand está entre as 30 melhores do Paraná

Ensino Fundamental/Anos Iniciais de Assis Chateaubriand está entre as 30 melhores do Paraná

O Governo de Assis Chateaubriand vem melhorando, a cada ano, a qualidade do ensino ofertado na rede pública. Prova disso é o resultado do último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado nesta segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação. O levantamento, feito com base nos dados de 2017, revela que o ensino fundamental/anos iniciais de Assis está entre as 30 melhores do Paraná, alcançando o índice de 7.0. Município superou meta projetada para o ano 2021

A "nota" municipal está bem acima da meta nacional, que para este ano foi de 5.5, assim como também é superior ao índice geral do Estado, que chegou a 6.3.

Os números levam em conta o desempenho de alunos em leitura e matemática, e o percentual de aprovações dos alunos em escolas em públicas.

"É motivo de muito orgulho estarmos entre os 30 melhores desempenhos do Paraná. Esse resultado se deve a todo o trabalho e dedicação que nossos professores e funcionários executam no dia a dia das escolas. Parabéns a todos que vestem a camisa para oferecermos uma educação de qualidade", comenta a secretária de Educação, Fátima Aparecida Sobral.

Progresso

O município de Assis Chateaubriand vem avançando anualmente nessa avaliação educacional. Dez anos atrás, por exemplo, em 2007, o índice era de 4.7. Hoje, com os investimentos feitos pelo Governo Municipal, o índice chegou a 7.0, superando a meta projetada para o ano 2021. Em comparação ao último IDEB, Assis avançou 0.5.

"A educação é um dos setores que mais recebem investimentos na nossa gestão, com 28% do orçamento anual aplicado na área. Tratamos a qualidade de ensino como prioridade, afinal, estamos tratando da geração futura do povo chateaubriandense", destaca o prefeito, João Aparecido Pegoraro.

Ele também destaca o envolvimento dos educadores de todo o sistema municipal como determinante para o bom desempenho atingido pelas escolas. "Não se faz uma boa educação sem professores e uma equipe comprometida. As escolas municipais avançam porque têm educadores envolvidos na construção de todo o processo educacional", afirmou.

O que é o IDEB?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. A cada dois anos, em uma escala que vai de 0 a 10, calcula o desempenho das escolas públicas e privadas do País no ensino fundamental e no ensino médio, a partir questões aplicadas aos alunos em provas de língua portuguesa e matemática e da taxa de aprovação. A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021.

Os resultados para escola, município, unidade da federação, região e país são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2017.

Somente têm suas notas divulgadas as escolas com pelo menos 10 alunos matriculados nas etapas avaliadas (5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio) e em que o número de alunos participantes do Saeb tenha alcançado 80% dos alunos matriculados.

 

PUBLICIDADE

Fonte: ASSIS CHATEAUBRIAND | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal