Assis Chateaubriand, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Assis Chateaubriand

18/05/2019

Equipes de saúde visitam famílias do interior para vacinação neste sábado, 18, em Assis

Equipes de saúde visitam famílias do interior para vacinação neste sábado, 18, em Assis

Neste sábado, 18, a Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand realiza uma mobilização de prevenção à febre amarela. Durante todo o dia, dez equipes de saúde visitarão moradores da área rural do município, atendendo sítios e chácaras, para vacinação contra a doença.

O trabalho também acontece em residências nos arredores do Horto Municipal, por ser uma área de mata – onde há maior risco de transmissão.Imóveis localizados em 11 quadras das avenidas do Bosque e Industrial, e da Rua Rolândia, bem como centenas de propriedades rurais, receberão a presença de agentes de saúde que solicitarão apresentação da carteirinha vacinal de cada morador.

Aqueles que não tiverem o registro da dose contra febre amarela no documento serão orientados a receberem a vacina que será aplicada na hora.As casas fechadas receberão bilhetes, recomendando que os cidadãos compareçam com urgência uma Unidade Básica de Saúde. A ação começa às 7h30min e vai até as 17h00min. A próxima etapa, que abrangerá propriedades rurais não atendidas nesta fase, será realizada no sábado seguinte, dia 25 de maio.

O trabalho é preventivo, já que não há registros atuais de febre amarela em Assis Chateaubriand, mas casos já foram confirmados em vários locais do país, inclusive no Paraná. A ação é uma recomendação do Ministério da Saúde, que ampliou a cobertura vacinal para todo o estado, levando em consideração o cenário epidemiológico do Brasil, a partir de 2018. A população alvo é formada por pessoas de 9 meses de idade a 59 anos.

A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos infectados, inclusive pelo Aedes aegypti, transmissor também da dengue, Chikungunya e Zika vírus. Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dor no corpo, pele e olhos amarelados, e hemorragia.A vacina é a forma mais eficaz de proteção e está disponível durante o ano todo nos postos de saúde. Basta procurar a unidade mais próxima munido do cartão vacinal. É preciso apenas uma dose durante toda a vida.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

PUBLICIDADE

Ouça o áudio desta matéria

Fonte: ASSIS CHATEAUBRIAND | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal