Assis Chateaubriand, domingo, 16 de junho de 2019 ESCOLHA SUA CIDADE

Assis Chateaubriand

08/06/2019

Saúde de Assis retoma visita a famílias do interior neste sábado, 8, para vacinação da Febre amarela

Saúde de Assis retoma visita a famílias do interior neste sábado, 8, para vacinação da Febre amarela

Neste sábado, 8, a Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand realiza a segunda etapa da mobilização de prevenção à febre amarela. Durante todo o dia, equipes de saúde continuarão as visitas a moradores da área rural do município, atendendo sítios e chácaras, para vacinação contra a doença.

Agentes de saúdeestarão percorrendo propriedades do interior solicitando que as famílias apresentem as carteirinhas vacinais. Aqueles que não possuem registro da dose contra febre amarela no documento, serão orientados a receberem a vacina, que é aplicada na hora.

As casas fechadas receberão bilhetes, recomendando que osmoradores compareçam a uma Unidade Básica de Saúde.

A Secretaria de Saúde enfatiza que a ação é preventiva, pois não há registros de febre amarela em Assis Chateaubriand. No entanto, como casos já foram confirmados em vários locais do país, inclusive no Paraná, o Ministério da Saúde recomendou a ampliação a cobertura vacinal para todo o estado, levando em consideração o cenário epidemiológico do Brasil, a partir de 2018. A população alvo é formada por pessoas de 9 meses de idade a 59 anos.

As visitas começaram no dia 18 de maio, quando também foram atendidas residências localizadas nos arredores do Horto Municipal, por ser uma área de mata – onde há maior risco de transmissão.Neste fim de semana, o trabalho começa às 7h30 e vai até as 17h.

A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos infectados, inclusive pelo Aedes aegypti, transmissor também da dengue, Chikungunya e Zika vírus. Os sintomas da doença são febre,dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dor no corpo, pele e olhos amarelados, e hemorragia.

A vacina é a forma mais eficaz de proteção e está disponível durante o ano todo nos postos de saúde. Basta procurar a unidade mais próxima munido do cartão vacinal. É preciso apenas uma dose durante toda a vida.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

Fonte: ASSIS CHATEAUBRIAND | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal