Assis Chateaubriand, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Assis Chateaubriand

03/09/2019

Mutirão de exames em Assis Chateaubriand atendeu mais de 400 homens

Mutirão de exames em Assis Chateaubriand atendeu mais de 400 homens

O mutirão de exames realizado na manhã de sábado, 31, em Assis Chateaubriand, foi sucesso em número de participantes. Cerca de 420 homens atenderam ao chamado da Secretaria Municipal de Saúde e compareceram na Unidade de Saúde Maria Efigênia para uma bateria de exames.

Tendo como alvo o público masculino acima dos 40 anos, a ação marcou o encerramento da campanha Agosto Azul, voltada à conscientização sobre a importância dos cuidados com a própria saúde, com atitudes preventivas.

No mutirão, foram feitos 398 testes preventivos de próstata, por meio de testagem sanguínea (PSA), 369 exames de diabetes, 1.256 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, e 369 aferições da pressão arterial, além da atualização do cartão vacinal adulto.

Como a orientação foi que os participantes estivessem em jejum, após os exames o Município ofereceu um café da manhã. Com o envolvimento de aproximadamente 80 colaboradores, a ação foi realizada em parceria com o Lions Clube e alunos do curso de enfermagem da Faculdade Unimeo.

A campanha

Neste ano, o Agosto Azul chamou atenção para os malefícios do uso do tabaco, um dos principais responsáveis por mortes consideradas evitáveis no mundo. A discussão do tema teve como objetivo alertar para a importância de hábitos saudáveis, a fim de que o curso da vida não seja interrompido precocemente.

"Além do mutirão deste sábado, a Secretaria de Saúde realizou diversas outras ações ao longo do mês, dentro da programação do Agosto Azul. Nas Unidades Básicas de Saúde, especialmente do interior, foram feitas 450 coletas de PSA, 450 exames de hepatites virais, sífilis e HIV, além de testes de diabetes e avaliações bucais, bem como atualização do cartão vacinal e aferição arterial", detalha o secretário de Saúde, Renato Marcon.

Já no dia 28, aconteceram duas palestras no Centro de Convenções da Prefeitura (Auditório Municipal) para cerca de 100 homens, que acompanharam informações sobre a importância de se praticar a saúde preventiva, com foco no tabagismo, proferida pelo médico Cléo Rodrigues Rossati, e ainda uma abordagem divertida a respeito dos cuidados que todos os homens devem ter com suas próprias saúdes, através de uma palestra show exibida pelo próprio secretário de Saúde.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Ouça o áudio desta matéria

Fonte: ASSIS CHATEAUBRIAND | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Mutirão de exames em Assis Chateaubriand atendeu mais de 400 homens
Mutirão de exames em Assis Chateaubriand atendeu mais de 400 homens

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal