Assis Chateaubriand, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Assis Chateaubriand

13/11/2019

Assis Chateaubriand desenvolve Programa de Compostagem nas escolas

Assis Chateaubriand desenvolve Programa de Compostagem nas escolas

Com o objetivo de formar uma cultura de desenvolvimento sustentável e que as crianças levem para suas famílias, sendo multiplicadoras de ideias que visam a preservação ambiental, a Prefeitura de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, inova e vem desenvolvendo um projeto de compostagem nas escolas, chamado de Programa de Compostagem Escolar.

O mesmo conta com total apoio do prefeito, João Pegoraro, e consiste num processo biológico que acelera a transformação de matéria orgânica em adubo natural, que pode ser utilizado na produção de alimentos, como verduras, legumes e frutas, bem como em jardins – substituindo o uso de produtos químicos.

Trata-se de uma técnica de decomposição que necessita de oxigênio para seu funcionamento. "Pega-se os resíduos orgânicos gerados nas escolas, basicamente restos de alimentos, que são misturados com folhas e galhos triturados pelo próprio Município, e forma-se rolos de aproximadamente 750 quilos. Eles não geram mau cheiro e produzem estimados de 350 a 450 quilos de adubo, cada, que será utilizado em hortas", explica o chefe da Unidade de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Vinícius Carrasco.

De acordo com ele, o ciclo para transformar cada estrutura de material orgânico em compostagem é de 120 dias, período em que os microrganismos fazem o trabalho de decomposição. Todo esse processo é apresentado aos alunos, que são envolvidos e conscientizados da importância da gestão correta de resíduos. Atualmente, o projeto é desenvolvido nas escolas Cherlei Coutrin de Oliveira, Nellita Ramos Sabella, Mercedes Carrilho, Luiz Osíris, Bragantina e Nice, e no CMEI Criança Esperança.

Em apenas três meses de operação do programa, estão sendo tratados 16 toneladas de resíduos e a previsão é que esse acúmulo se transforme em quase 5 toneladas de composto natural.

"Queremos expandir esse sistema para todas as escolas da rede municipal, pois, desta forma, também estaremos obedecendo a uma das diretrizes da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Estamos trabalhando para o desenvolvimento de Assis Chateaubriand e queremos que esse processo ocorra de forma sustentável, e ideias como esse Programa de Compostagem é exemplo e também nos gera economia de recursos públicos na destinação de resíduos, além de contribuir para a redução do impacto ambiental", enfatiza o prefeito, João Pegoraro.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: ASSIS CHATEAUBRIAND | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Assis Chateaubriand desenvolve Programa de Compostagem nas escolas
Assis Chateaubriand desenvolve Programa de Compostagem nas escolas
Assis Chateaubriand desenvolve Programa de Compostagem nas escolas

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal