Assis Chateaubriand, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Assis Chateaubriand

18/02/2020

Campanha contra sarampo mobilizou Saúde de Assis Chateaubriand no último sábado, 15

Campanha contra sarampo mobilizou Saúde de Assis Chateaubriand no último sábado, 15

A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand esteve mobilizada no Dia D da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, no último sábado (15), quando todas as 11 Unidades Básicas de Saúde abriram para atendimento ao público alvo, formado por crianças a partir dos 5 anos a adultos até 59 anos de idade.

Iniciada no dia 10 de fevereiro, a campanha segue até 13 de março. No sábado, de acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, 936 pessoas compareceram nos postos e 690 receberam a imunização contra a doença. A meta do município é vacinar 4.671 moradores com idade entre 20 e 29 anos, faixa etária mais acometida pelo sarampo no Paraná.

Para as demais idades, entre os 5 e 19 anos e dos 30 aos 59 anos, a vacinação é seletiva e estão sendo imunizadas somente as pessoas que nunca receberam a dose ou que estejam com o esquema vacinal incompleto. Por isso, é necessário levar o cartão vacinal para verificação.

No sábado, cerca de 60 profissionais da Saúde foram mobilizados para o Dia D da campanha. Equipes realizaram atendimento nos postos dos bairros Panorama, Araçá e Cristo Rei, Ciasp do Jardim Progresso e Central Maria Efigênia, a partir das 8h. No interior, as unidades de Bragantina, Encantado, Terra Nova, Azaury, Silveirópolis e Nice também abriram cedo e atenderam até às 17h.

Doença preocupa

Garantir a proteção contra o sarampo é importante, pois a doença voltou a ser motivo de preocupação no Brasil. No estado, 850 casos já foram confirmados e muitos outros permanecem sendo investigados. Em Assis Chateaubriand, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não há caso da doença e, por isso, a vacinação é essencial.

O vírus do sarampo é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. Como as micropartículas virais ficam suspensas no ar, existe um poder alto no contágio. As complicações mais graves se dão em crianças com menos de cinco anos, como meningite, encefalite e pneumonia.

Os principais sintomas são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele, que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha, e depois se espalham pelo corpo. Outros sintomas, como dor de cabeça, indisposição e diarreia, também podem ocorrer.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

Fonte: ASSIS CHATEAUBRIAND | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Campanha contra sarampo mobilizou Saúde de Assis Chateaubriand no último sábado, 15
Campanha contra sarampo mobilizou Saúde de Assis Chateaubriand no último sábado, 15

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal