Assis Chateaubriand, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Assis Chateaubriand

23/03/2020

Município de Assis Chateaubriand antecipa fechamento do comércio

Município de Assis Chateaubriand antecipa fechamento do comércio

O Município de Assis Chateaubriand publicou, na tarde deste sábado, 21, um novo decreto aperfeiçoando algumas determinações previstas anteriormente, após a instituição e primeira discussão do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID-19). A principal medida é em relação ao funcionamento comércio da cidade que, de início, poderia ficar aberto até domingo (22), no entanto, o novo decreto antecipou o período e determinou o fechamento, a partir das 18h deste sábado, pelo período de 14 dias, podendo ser estendido.

As ações são de caráter preventivo à propagação do vírus que já fez milhares de vítimas em vários países. Nesse sentido, como forma de reforçar a importância e obrigatoriedade de todos fazerem suas partes, a Prefeitura  Municipal, juntamente com entidades, vem promovendo diversos meios de comunicação para alertar, orientar e conscientizar a todos sobre o atual cenário e de como prevenir a expansão da doença que se tornou um problema de saúde pública mundial.

Conforme decretado, poderão funcionar apenas supermercados, mercados, açougues e peixarias, distribuidoras de indústrias e alimentos, panificadoras, farmácias e fornecedores de insumos à saúde, hospitais, clínicas e laboratórios, postos de combustíveis, distribuidoras de gás e água mineral, cooperativas agroindustriais, além de lojas de venda de alimentos de animais e serviços funerários, porém, com restrições a serem seguidas, como limitação de público e permanência no local, cabendo aos proprietários organizar a estrutura de atendimento e higienização, intensificando limpezas do ambiente e disponibilizando álcool em gel a clientes e colaboradores, conforme estabelece o decreto.

Supermercados e mercados poderão atender 30 pessoas, no máximo, ficando liberada a entrada de apenas um integrante por família, proibindo o acesso de crianças.

Bares, academias, salões de beleza, tabacarias, locais de festas, parques e piscinas, feiras, lan houses, distribuidoras de bebidas, lojas e demais estabelecimentos estão proibidos de abrirem durante a vigência do decreto. Aqueles que descumprirem ficarão passíveis de multa que varia de R$ 1.045 a R$ 10.450, além de perderem o Alvará de Licença para funcionamento (no caso de pessoa jurídica). Também está proibida a realização de shows e de atividades religiosas e comerciais.

Com relação a lanchonetes, restaurantes, pizzarias, food trucks, assados e afins, fica autorizada apenas a venda com entregas à delivery, sendo vedada a colocação de mesas e cadeiras para atendimento presencial e acomodação de clientes.

A fiscalização será feita pelo Município e por membros do Comitê, como a Polícia Militar, integrante da organização.

"Por orientação e determinação de autoridades de saúde, e avaliando os cenários internacional e nacional, iremos tomar decisões impactantes, mas relevantes e necessárias para garantir a segurança da nossa população. Isso é prioridade. O objetivo é amenizar o ápice do coronavírus na realidade local para evitarmos grandes perdas," afirma o prefeito João Pegoraro, que finalizou orientando: "fiquem em casa, principalmente quem tem 60 anos ou mais. Fiquem em casa", afirmou o prefeito, João Pegoraro.

As medidas preventivas adotadas pelo Governo Municipal têm apoio do Ministério Público, que participou da decisão e foi uma das partes que recomendou o fechamento do comércio.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID-19) conta com participação de profissionais, representantes e líderes de várias entidades e órgãos, como: Associação Comercial (ACIAC), Câmara Municipal, Hospital Beneficente Moacir Micheletto, Igrejas Católicas e Evangélicas, Polícia Militar, Defesa Civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de secretários e diretores municipais, assessoria do deputado estadual Marcel Micheletto e imprensa local.

Outras medidas

Outras medidas também foram tomadas, na sexta-feira, como o fechamento do Paço Municipal para atendimento ao público, com exceção dos setores essenciais e em casos urgentes, que farão plantões internos (com limitação de servidores) para atender as necessidades básicas, como nos Serviços Urbanos e, principalmente, na Saúde.

Anteriormente, num primeiro decreto, a Administração Municipal já havia adotado outras medidas, como suspensão de aulas por tempo indeterminado na rede municipal de ensino, além da realização de atividades esportivas e recreativas, reuniões e encontros de grupos, assim como eventos promovidos pelo Município, bem como recomendou que medidas semelhantes sejam seguidas por toda a sociedade, a fim de evitar aglomeração de pessoas.

Casos suspeitos

A Secretaria Municipal de Saúde de Assis Chateaubriand informa que notificou mais duas suspeitas do novo coronavírus (COVID-19) na cidade, chegando ao número de quatro pessoas. Os novos suspeitos são um homem de 29 anos e uma mulher de 48 anos que, recentemente, viajaram para o Paraguai – área considerada de risco.

Nesta semana, a primeira suspeita que surgiu no município foi de uma criança de 3 anos de idade que, nos últimos dias, também esteve no país vizinho com sua família. O outro caso registrado foi de um homem de 66 anos.

Todos foram prontamente atendidos nas Unidades Básicas de Saúde, seus estados de saúde são estáveis e estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica, que aguarda pelos resultados dos exames encaminhados para análise do Laboratório Central do Estado (LACEN), em Curitiba.

Enquanto isso, as famílias estão sendo monitoradas e foram orientadas a permanecerem em quarentena, sem contato com outras pessoas, até que saiam os resultados.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE

Fonte: ASSIS CHATEAUBRIAND | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal