Assis Chateaubriand, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Policial

08/04/2020 | Concebido por Umuarama

PC de Umuarama deflagra "Operação Hanzai" e prende autores de latrocínio ocorrido na cidade de Perobal

PC de Umuarama deflagra "Operação Hanzai" e prende autores de latrocínio ocorrido na cidade de Perobal

A Polícia Civil de Umuarama deflagrou na tarde desta quarta-feira, 08, a Operação Hanzai e efetuou a prisão uma mulher de 28 anos e um masculino com 25 anos de idade, suspeitos de praticar o latrocínio (roubo seguido de morte) em desfavor da vítima Kazuo Sakata (78 anos).

No dia 24/07/2019, por volta das 22h40min, três indivíduos armados ingressaram na propriedade rural localizada às margens da Rodovia PR-323, Km 313, área rural do município de Perobal, com objetivo de subtrair um veículo e determinada quantia em dinheiro. No local morava um casal de idosos.

Segundo apurado durante as investigações, os criminosos chegaram na propriedade rural por volta das 19h daquele dia, mas como não havia ninguém, no local eles se esconderam e aguardaram a chegada dos proprietários.

Por volta das 22h os casal de idosos chegou e logo ingressou na residência, permanecendo no seu interior com as portas fechadas. Nesse momento os criminosos decidiram agir, então um deles tentou ingressar na casa pela porta da frente do imóvel, mas ao perceber que a porta estava trancada efetuou disparos na fechadura com um revólver calibre .38.

Os disparos assustaram os idosos, que correram dentro da casa para se proteger. Os criminosos interpretaram essa movimentação como uma reação das vítimas, então efetuaram um disparo de arma de fogo pela janela da casa, vindo a atingir o Sr. Kazuo Sakata, que não resistiu ao ferimento e veio a óbito ainda no local.

Após intensas investigações a Polícia Civil de Umuarama conseguiu identificar o primeiro autor - um masculino com 21 anos, que foi preso poucos dias após o crime, em 30/07/2019. O suspeito confessou a prática do crime e a autoria do disparo que matou a vítima. A arma do crime, um revólver calibre .38, também foi apreendido no dia da prisão que ocorreu na cidade de Cascavel, enquanto o suspeito praticava mais um crime de roubo a mão armada.

Com esta prisão descobriu-se que mais duas pessoas atuaram na ação criminosa. Contudo, até aquele momento não haviam informações sobre a identidade destes outros indivíduos. A partir de então iniciou-se uma nova fase de investigações que durou cerca de sete meses e, ao final, foi possível identificar os demais suspeitos assim como o envolvimento de cada um deles.

Uma destas pessoas é a namorada do primeiro suspeito preso. Trata-se de uma mulher de 28 anos,  que foi capturada na cidade de Guaíra/PR. Na residência onde ela foi encontrada foram apreendidos 375 (trezentos e setenta e cinco) gramas de substância análoga à maconha embaladas para venda, uma balança de precisão e um caderno com anotações sobre a venda de drogas.

Ela foi encaminhada à Delegacia de Guaíra e será autuada pelo crime de tráfico de drogas. Quanto ao latrocínio, segundo investigado, ela participou tanto da fase de preparação como da execução do crime e estava na propriedade rural no momento do assalto.

O outro suspeito - 25 anos, foi capturado na cidade de Cafezal do Sul. O indivíduo já cumpre pena junto ao sistema penitenciário pela prática de outro crime e faz uso de tornozeleira eletrônica. As investigações indicam que foi ele quem teve a ideia de realizar o roubo contra as vítimas e também foi quem passou todas as informações para os demais autores, além de ser o responsável por providenciar as munições calibre .38 que foram usadas no crime.

As investigações deste caso foram extremamente complexas e contaram com o uso de várias ferramentas tecnológicas. Para completa elucidação do crime o Grupo de Diligências Especiais de Umuarama (GDE) realizou investigações nas cidades de Perobal, Cafezal do Sul, Iporã, Guaíra e Cascavel.

Os suspeitos foram presos por mandados de prisão preventiva e seguem à disposição da Justiça para responsabilização penal. A mulher ficará detida na cadeia pública de Guaíra porque além do mandado foi atuada em flagrante naquela comarca, enquanto o masculino permanecerá na cadeia pública de Umuarama.

Ainda não foi realizado o interrogatório dos suspeitos, portanto até o momento não é possível divulgar a versão deles. Sobre o nome da operação, HANZAI significa “crime” em japonês. O nome foi escolhido em alusão a ascendência das vítimas.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | POLÍCIA CIVIL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal