Assis Chateaubriand, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Assis Chateaubriand

04/07/2020

Município defende que Estado reavalie decisão, mas decreto será seguido

Município defende que Estado reavalie decisão, mas decreto será seguido

Determinação estadual restringiu atividades comerciais em 134 cidades até 15 de julho - O Município de Assis Chateaubriand convocou membros representantesde órgãos e entidades que integram o Gabinete de Crise para enfrentamentoa pandemia do novo coronavíruspara uma nova reunião, realizada na manhã desta quinta-feira (2) com presença da imprensa local, e se pronuncioua respeito dos decretos (4.942/20 e4.951/20) publicados pelo Governo do Estadoque determinaram restrições comerciais emedidas mais rigorosasem 134 municípios para conter a evolução da Covid-19.

Mesmo ciente da preocupação que deve ser vigilante no contexto regionalpara evitar um colapso na saúde pública, o prefeito João Pegorarose manifestou contrário à decisão generalizada tomada pelo Estado, uma vez que Assisvem conseguindo obter satisfatório controle no acompanhando e tratamento de pacientes contaminados, além de designar investimentos extras emergenciais para que novas ações sejam implantadas nos próximos dias, comocriação de bloqueios sanitários nas entradas da cidade econtratação de segurança privada para intensificar a fiscalização.

Consciente das consequências que as restrições determinadas pelo decreto estadual trarãoparaa economia local, o prefeitodefende que o Estado reavalie sua decisão, mas afirmou que, enquanto isso, as normas serão seguidas.

“Temos respeito ao Governo do Estado, masentendemos que manter o comércio em funcionamentodentro das restriçõeseprecauçõesdefinidas até aquié essencial para não sofrermos mais prejuízos econômicos enovos postos de emprego sejam perdidos.Não queremos fechar grande parte do comércio, pois os nossos empresários não merecem pagar essa conta. Porém, neste momento, estamos de “mãos atadas”.Mesmo defendendo que o decreto municipal em vigor há semanas seja mantido, o decreto estadual revogaanossadecisão que foi formulada dentro da realidade de Assis Chateaubriand”, lamenta Pegoraro.

As determinações do Estado estão valendo desde quarta-feira (1º), mas sensível às manifestações da classe empresarial, o prefeito buscou um consenso junto à 2ª Promotoria de Justiçapara que o Município protelasse o início das restrições comerciaisaté segunda-feira (6), atendendo pedido de uma comissão de comerciantes – o que foi consentido pelo promotor Sérgio Segurado. Desta forma, o comércio manterá o atual formato de funcionamento até o fim desta semana.

Reunião com empresários

Na quinta-feira, por duas vezes,o prefeito João Pegorarorecebeu em seu Gabinete diretores e representantes da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand (ACIAC) para ouvir a classe empresarial e pauta-la da obrigatoriedade de se cumprir as determinações do decreto estadual.Em conjunto com o Ministério Público, abordou-se também que outras ações serão realizadas na tentativa de controlar a disseminação do vírus de forma mais efetiva.

Em defesa do comércio

Preocupado com a situação econômica em meio ao período de enfrentamento à pandemia, Pegoraroesteve reunido com prefeitos de mais de 40 municípios da região, na quarta-feira (1º).Através de videoconferência organizada pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), no encontro foi deliberado que, numa ação conjunta, os prefeitos pediriam que o Estado revise o decretoeos municípios encaminharam pareceres deliberadospor seus gabinetes ou comitês, levando em conta a realidade de cada cidade.

Novas medidas

Simultaneamente às medidas decretadas pelo Governo do Estado, a Prefeitura reforçará as ações de controle à circulação e aglomeração de pessoas.Apesar de sua localização geográfica dificultar a implantação de bloqueios nos acessos ao município, uma vez que Assis possui cinco entradas por rodovias estaduais, além de muitasoutras secundárias, ainda assim, como forma de coibir a circulação de pessoas sem a essencialidade, serão implantadas barreiras sanitárias em pontos estratégicos para dificultar a entrada de moradores de outros municípios.

Para que essa estrutura seja aplicada, estão sendo adquiridos equipamentos para medição da temperatura corporal, que estão em falta no mercado.

Diante das dificuldades encontradas na fiscalização do uso da máscara, estabelecimentos irregulares e de festas particulares,outroinvestimento emergencial está sendo feito na contratação de segurança privada para auxiliar a Vigilância Sanitária e os fiscaisnesse trabalho que será intensificado, com apoio da Polícia Militar.

Decreto do Estado

O decreto publicado pelo Governo do Paranáautoriza o funcionamento apenas de atividades consideradas pelo Estado como essenciais durante a pandemia. A validade é de 14 dias, ou seja, até 15 de julho.

Leia na íntegra as medidas impostasnos decretos estaduaisnº. 4.942/20 e nº. 4.951/20, que regem o funcionamento de atividades também em Assis Chateaubriand, a partir de segunda-feira.

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE

Fonte: ASSIS CHATEAUBRIAND | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Município defende que Estado reavalie decisão, mas decreto será seguido
Município defende que Estado reavalie decisão, mas decreto será seguido
Município defende que Estado reavalie decisão, mas decreto será seguido

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal