Assis Chateaubriand, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Assis Chateaubriand

10/09/2020

Covid-19: Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand faz novo balanço e alerta sobre a dengue

Covid-19: Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand faz novo balanço e alerta sobre a dengue

A Prefeitura de Assis Chateaubriand segue com a estrutura criada para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As ações emergenciais já duram 176 dias, desde março, quando começaram a ser adotadas medidas preventivas e organizado um plano de trabalho para conter a disseminação do vírus que chegava ao Paraná.

Nesta quarta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde fez um novo balanço com números que relatam a situação na cidade. De acordo com o secretário da pasta, Renato Augusto Marcon, o município vem conseguindo manter o controle da doença e satisfatória eficácia no tratamento e na recuperação de pacientes. Mas ele alertou que não pode haver relaxamento.

A população não deve mudar o comportamento e achar que tudo está normalizado. Temos que ser claros que a pandemia não acabou. Ainda estamos tendo uma quantidade significativa de internamentos e uma média diária de 100 novos casos a nível regional. Não podemos baixar a guarda neste momento e é preciso que a população mantenha os cuidados”, disse ele.

Nesta quarta-feira, a Secretaria de Saúde registrou cinco novos casos, conforme informado no boletim publicado no final da tarde. Com isso, Assis chega a 471 casos de Covid oficialmente confirmados, além de outros 48 positivados feitos em laboratório privado e que aguardam validação do Ministério de Saúde. Cinco óbitos já foram registrados, vitimando três mulheres e dois homens, com idade entre 37 e 85 anos, ocorridos nos dias 4 e 5 de junho, 13 e 14 de julho e mais recentemente no dia 28 de agosto.

A quantidade de curados é de 421 pessoas e 45 seguem em tratamento. Destas, uma está internada na UTI e uma na enfermaria do Hospital Beneficente Moacir Micheletto. Os outros 43 pacientes estão em tratamento domiciliar com determinação da Vigilância Sanitária para que mantenham isolamento social. Todos assinaram o Termo de Notificação e Consentimento, onde são alertados das consequências administrativas e criminais previstas em decreto municipal e no Código Penal Brasileiro, caso sejam flagrados descumprindo o isolamento durante o período estabelecido pelos profissionais de saúde.

Ainda conforme o boletim, há 23 casos suspeitos em investigação e outros 1.148 foram descartados, após os testes e exames apontarem resultados negativos.

Ambulatório Referência

Conforme balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, desde quando entrou em funcionamento, no dia 30 de março, o Ambulatório Referência realizou 5.390 atendimentos. A estrutura funciona na Unidade Central Maria Efigênia e foi criada exclusivamente para atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios e possíveis suspeitos de Covid.

Das consultas, 747 pacientes foram encaminhados de outras Unidades Básicas de Saúde. Entre os pacientes, 2.447 foram diagnosticados com suspeitas de coronavírus e, quando necessário, encaminhados para o Hospital Beneficente.

Esse trabalho preventivo certamente evitou o agravamento dos sintomas em muitos pacientes contaminados que foram atendidos no ambulatório e passaram a ser medicados e acompanhados por profissionais de saúde. O resultado expressivo é gratificante, mas, ao mesmo tempo, lamentamos muito os cinco óbitos ocorridos em decorrência da Covid”, comentou o secretário.

Portal da Transparência

Conforme detalhado no Portal da Transparência Covid-19, o Município destinou R$ 2,1 milhões para investimentos em caráter emergencial na saúde para contratação de 27 novos profissionais, sendo 2 médicos clínicos gerais, 4 enfermeiros, 18 técnicos de enfermagem e 3 farmacêuticos, além de servidores administrativos que foram deslocados para auxiliar em trabalhos do setor. Por meio de dispensa de licitação, contratações emergentes também estão ocorrendo para aquisição de medicamentos, materiais e equipamentos de proteção individual.

O Portal é acessado pelo site www.assischateaubriand.pr.gov.br, clicando no banner Transparência, por onde o internauta é direcionado para uma página exclusiva alimentada com as informações sobre todos os gastos e das ações específicas em razão da calamidade pública.

Novo decreto

O Município avançará numa nova etapa do plano de retomada e, nesta semana, novo decreto será publicado flexibilizando novas atividades. Conforme definido pelo Gabinete de Crise para enfrentamento à pandemia, formado por representantes de órgãos e entidades da sociedade, com acompanhamento do Ministério Público, aprovou-se a autorização para que algumas atividades sejam reativadas, como a prática esportiva, ampliação do horário de atendimento do comércio, realização de cursos e eventos com limitação de público, entre outras, que deverão seguir planos contingenciais e passarão a ter validade somente a partir da publicação do decreto.

Alerta para a dengue

Também nesta quarta-feira, a Secretaria de Saúde divulgou o resultado do terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano de 2020, que apontou índice de 0,7% – nível que ainda mantém a cidade num status de baixo risco. No entanto, o secretário Renato Marcon alerta que, com a elevação das temperaturas, a preocupação com a dengue já começa a aumentar e focos do mosquito transmissor estão sendo encontrados nas residências.

Nos 1.154 imóveis vistoriados pelos agentes de endemias na primeira semana deste mês de setembro, foram aplicadas 3 multas por reincidência e 8 notificações. Infelizmente, existem moradores que não colaboraram para evitar a reprodução do mosquito e o resultado dessa falta de consciência pode ser perigoso. É preciso que todos façam sua parte para evitarmos uma nova epidemia, como a enfrentada no início do ano, quando mais de 3 mil casos foram confirmados em Assis Chateaubriand”, alertou o secretário de Saúde.

 

PUBLICIDADE

Fonte: ASSIS CHATEAUBRIAND | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE ASSIS CHATEAUBRIAND

Covid-19: Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand faz novo balanço e alerta sobre a dengue
Covid-19: Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand faz novo balanço e alerta sobre a dengue
Covid-19: Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand faz novo balanço e alerta sobre a dengue
Covid-19: Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand faz novo balanço e alerta sobre a dengue

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal