Assis Chateaubriand, segunda-feira, 29 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Assis Chateaubriand

05/08/2020

Acamar de Assis Chateaubriand bate recorde na comercialização de recicláveis

Acamar de Assis Chateaubriand bate recorde na comercialização de recicláveis

Após investimentos da Administração Municipal, Associação de Catadores dobrou reaproveitamento de resíduos, alcançando 60 toneladas em média, por mês.

Os recentes investimentos feitos pelo Município de Assis Chateaubriand, em parceria com a Itaipu Binacional, para aprimorar a coleta seletiva de resíduos vem dando bons frutos rapidamente. No primeiro semestre de 2020, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMAR) atingiu número histórico e bateu recorde na comercialização de reciclados, com 362 toneladas de janeiro a junho.
 
A título de comparação, em 2018, por exemplo, foram comercializadas 356 toneladas durante o ano todo. A média mensal que há dois anos era de 29,7 toneladas, neste ano, é de 60,3 toneladas – representando uma evolução de 103%. Esse resultado significa mais renda às famílias dos associados que realizam a coleta, separação, prensagem e destinação ambientalmente adequada dos resíduos recicláveis dispensados pela população.
 
Com os investimentos estruturantes, seguidos de campanhas de conscientização e orientação, os números estão progredindo sequencialmente. Prova disso, é que no fechamento do primeiro semestre deste ano, junho foi o mês em que mais se comercializou recicláveis na história da ACAMAR, fundada em 2011. Foram 76,8 toneladas de materiais, entre papel, plástico, vidro e metal.
 
O prefeito João Pegoraro afirma que esse aprimoramento na gestão de resíduos vem sendo possível, especialmente a partir da inauguração da Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), em maio, que possui licença ambiental para a atividade na área do Aterro Municipal.
 
“Não podemos pensar apenas em trabalhar para o crescimento de Assis Chateaubriand. Precisamos também planejar que o desenvolvimento da nossa cidade ocorra de forma sustentável, buscando a preservação do meio ambiente. Paralelo ao já esperado aumento populacional, nossa competente equipe de trabalho projetou investimentos para aprimorar o gerenciamento do grande volume de resíduos descartados pelos moradores. Além disso, quero ressaltar o importante trabalho que fazem os associados e as associadas da ACAMAR. Essas pessoas são essenciais e merecem o respeito de todos”, comentou Pegoraro.
 
Nesse pensamento, o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Edson Fernandes, destacou que dois caminhões serão adquiridos pelo Município. “Para possibilitar a ampliação da estrutura de coleta na cidade, com participação financeira da Itaipu, projetamos cerca de R$ 600 mil para a compra de novos veículos”, destacou ele.
 
“O sucesso desse projeto só é possível com o auxílio da população, que precisa separar corretamente seus resíduos, lavá-los quando necessário e colocá-los no dia e período correto para a coleta em frente as residências e estabelecimentos comerciais, de acordo com o cronograma de coleta seletiva. Estamos evoluindo, mas nossa meta é ampliar esses números”, salienta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Vieira Neto.
 
RESÍDUOS RECICLÁVEIS
 
Papel: jornal, revista, papelão, sulfite, caderno, livro, caixa de leite, entre outros.
 
Plástico: garrafa pet, sacola, PVC, copo descartável, brinquedo de plástico, lona, balde, bacia, embalagens de produto alimentício, higiene e limpeza; entre outros.
 
Vidro: garrafa de bebida, frasco de perfume, pote de conserva, entre outros.
 
Metal: lata de bebida e alimento, panela, fio, cobre, arame, ferramenta, equipamento eletrônico e eletrodoméstico, entre outros.
 
BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM
 
- Reduz a extração de recursos naturais;
- Reduz a poluição do solo, água e ar;
- Evita o desperdício de materiais recicláveis;
- Minimiza a quantidade de resíduos no Aterro;
- Melhora a limpeza do município e a qualidade de vida da população;
- Colabora na geração de empregos e renda com a comercialização de reciclados.

PUBLICIDADE

Fonte: ASSIS CHATEAUBRIAND | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal